terça-feira, 20 de setembro de 2011

Programação completa!

3º Mostra Gira-Sola
A Mostra de Teatro Gira Sola - realizada pelos Grupos Engasga Gato e Zibaldoni e SESC Ribeirão - vem desde a sua primeira edição fomentar o fazer artístico no município através do encontro dos grupos locais e de outras cidades valorizando as diversas pesquisas e linguagens cênicas.
A aproximação da população é ponto fundamental da Mostra, por isso a descentralização e gratuidade das apresentações, bate-papos e oficinas artíticas e de produção cultural .
Em sua 3º edição, a Mostra de Teatro Gira-Sola continua a crescer, está com a programação mais longa, mais intensa, amplia suas redes e ganha forças com o apoio dos parceiros Seminário Gramsci, Pontão de Cultura Sibipiruna, Teatro Santarosa, Ponto de Cultura Casa das Artes, Palco Fora do Eixo e Cidade do Circo. Além de também poder contar com o apoio das empresas Estacionamento Itamarati, Restaurante Travessa, e Consultoria Pedagógica Tantas Palavras.
Pontilhões, cruzamentos, calçadão, escolas, favelas, pontos de cultura, e até mesmo teatros receberão a programação da nossa Mostra, que este ano além de saudar a chegada da primavera com um cortejo de abertura com artistas da cidade, celebra a força do efêmero que faz girar a natureza humana na sua constante busca de luz.

ABERTURA – CORTEJO GIRA-SOLA – 19/09
O cortejo, que já virou tradição da Mostra, reúne os artistas da cidade em uma festa que celebra a chegada da primavera e abre a 3º Mostra de Teatro Gira-Sola.
19/9, segunda, às 17h30, no Calçadão – Esquina da Rua Álvares Cabral com Rua General Osório, Livre.

INVASÕES URBANAS
Durante os dias da Mostra, os participantes da oficina Confluências -  que acontece permanentemente no Telhado Cultural Engasga Gato e investiga invasões urbanas buscando quebrar os fluxos do cotidiano - interferirão nas paisagens de pontilhões, avenidas, pontos de ônibus e onde mais der na telha.

MACACOS ME MORDAM – 20/9
Cia. de Teatro Acidental- Campinas/SP
Um combate entre dois homens que tentam tirar a casca um do outro, ambos buscando em que se agarrar- nem que seja a destruição do adversário ou a própria. Nessa luta/dança vertiginosa o público é defrontado (ou invadido) pelo desajustes do homem perante o mundo
20/09, terça, às 20h, no Telhado Cultural Engasga Gato – Rua Álvares Cabral – 469 – 6ºAndar, Não recomendado para menores de 14 anos

O HORÁCIO - 20/9
Cia Teatro de Riscos - Ribeirão Preto/SP
As cidades de Roma e Alba estavam em luta pelo poder e ao mesmo tempo eram ameaçadas pelos etruscos. Para não se enfraquecerem diante de um inimigo comum, os exércitos decidem que, por cada cidade, lutaria apenas um homem. Duração:55 minutos. 
 20/9, terça, às 23h, na UGT Memorial da Classe Operária, Rua José Bonifácio 59, não recomendado para menores de 16 anos

A BRUXA MALABÉ – 21/9
Cia. Cornucópia- Ribeirão Preto/SP
Uma mãe e seus cinco filhos viviam num vilarejo distante. Um dia ela sai para ir ao mercado e seus filhos caem nas traquinagens da Bruxa Malabé que os transformam em trecos e cacarecos. Agora a mãe será guiada por “um pássaro falante e de fala tão vibrante” para tentar recuperar seus filhos.
21/9, quarta, às 10h, na EMEF Paulo Freire -Rua Sindicalista Luiz Antonio Correa, 40 - Jardim Heitor Rigon, Indicação: Livre

SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS -21/9
Grupo Rosa dos Ventos - Presidente Prudente/SP
A proposta do grupo é tratar de uma época em que as artes eram apresentadas por artistas saltimbancos em praças, feiras e outros espaços alternativos. O resultado é um espetáculo que põe em conflito as impressionantes performances de habilidade humana, com a maneira contraventora de mostrar e entender o mundo dos palhaços. Duração: 60 minutos. 21/9, quarta, às 18h, na Praça XV, Indicação: Livre

CAUSOS RUSSOS – 21/9
Cia das Cenas- Ribeirão Preto/SP
Cinco histórias bem humoradas com uma deliciosa oralidade crítica e corrosiva relatam gestos significativos do cotidiano dos tempos pós-revolucionários, ridicularizando pequenos ou grandes “crimes” cometidos geralmente em nome de uma nova ideologia.
21/9, quarta, às 21h, no Teatro Santarosa – Praça Rotary Club 325 – City Ribeirão. Não recomendado para menores de 16 anos

PASSAGENS -  Intervenção Artística com Fragmentos da Obra de Hilda Hilst -22/9
Boa Companhia e Grupo Matula -(SP)
Uma caminhada pelo lirisimo da obra de Hilda Hilst, oferecendo aos espectadores um encontro com as palavras da escritora. Poemas, contos e trechos de espetáculo teatral conduzem o espectador, que ora segue os atores, ora assiste às cenas, ora se descobre parte dela. Duração 45 minutos. Indicação: Livre.
22/9, quinta, às 18h. Próximo ao Relógio da Praça XV.

UBU REI – 23/9
Cia. Teatral Bocaccione – Ribeirão Preto/SP
Em Lugar”. Qualquer Lugar reside o Pai Ubu: um grotesco burguês, que influenciado por sua mulher ambiciosa, decide matar o rei para ocupar seu trono. Depois da conquista, revela-se cruel e estúpido, transformando-se em um tirano sanguinário que profere verdades inquietantes. 23/9, sexta, às 18h, na Praça XV. Indicação: livre

PRIMUS – 23/9
Boa Companhia – Campinas/SP
Baseado no conto “Comunicado a uma academia” de Franz Kafka, Primus busca refletir sobre o gigantesco percurso da evolução humana. Conta a história de um macaco, que para garantir seu lugar ao Sol, aprende a ser homem e torna-se um pop star do show business. Duração: 60 minutos.
23/9, sexta, no Galpão de Eventos do SESC. Retirada de ingressos uma hora antes na Central de Atendimento. Não recomendado para menores de 16 anos.

OM COM TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ?  - 24/9
Circo Navegador – São Sebastião/SP
Num encontro inusitado os palhaços Surubim e Salsicha encantam a platéia num misto de ingenuidade e astúcia. Apresentam toda a sua performance em números que desafiam sua coragem e buscam soluções absurdas que provocam de maneira bem humorada as relações do homem com o meio que o cerca. Duração: 50 minutos.
24/9, sábado, às 16h, Cidade do Circo – Av. Caramuru, 1568, Indicação: Livre

PARÔ! HÁ PALHAÇADA 25/9
Os Profiçççionais – Rib. Preto/SP
Três palhaços acrobatas são os protagonistas de uma história que exalta as gagues clássicas do circo tradicional, unindo o virtuoso e muita confusão, durante uma hora de espetáculo para todas as idades.
25/9, domingo, às 16h, na Favela Jardim Jandaia. Indicação: livre

SAMBA MAIS EU - 25/9
Como manda a tradição, o fechamento da Mostra será com o Samba Mais Eu, projeto do Engasga Gato, que através do gênero musical mais emblemático do Brasil junto a outras manifestações populares louva a cultura brasileira.
Esse ano o convidado do Samba Mais Eu é o grupo Samba do Alecrim, composto por uma rapaziada que põe quente no samba rock, de enredo, de roda, de breque, partido, e muito mais.
25/9, domingo, às 17h30, no Telhado Cultural Engasga Gato. Indicação: livre

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
BATE-PAPO: PROCESSO COLABORATIVO ENTRE GRUPOS: AMPLIANDO OS HORIZONTES POR MEIO DA REDE
Este bate-papo objetiva desenvolver um panorama cênico local e nacional dos agentes cênicos brasileiros focado em estratégias organizacionais e estruturais a partir dos relatos das realidades de cada ambiente. Assim, almeja-se vislumbrar aspectos comuns entre essas realidades e, a partir deles, elaborar uma estrutura organizacional e operante que amplie as relações entre os agentes cênicos/culturais por meio do processo colaborativo em rede, que possui como pilares: planejamento, sustentabilidade (troca de serviços), política e comunicação. Com Claudia Schulz - Palco Fora do Eixo.
21/9, quarta, às 14h, no Espaço Cultural Zibaldoni – Rua Laguna 1951 Jd. Paulistano

OFICINA DE PRODUÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS – 22,23 e 24/9
Com Daniele Sampaio, produtora do ator Eduardo Okamoto desde 2006. Oferece aos participantes noções gerais de produção e gestão de projetos culturais nas artes cênicas. Serão enfatizados os seguintes tópicos: leis de incentivo, editais federais, estatais e privados, elaboração, execução e pós-produção de projetos culturais.
22,23 e 24/9, quinta sexta e sábado, das 14h às 18h, na Casa das Artes – Avenida Caramuru 1516. 14 vagas (mínimo de 8)
Inscrições: à partir do dia 25 de agosto no Ponto de Cultura Casa das Artes
                                                            
ENCONTRO ARTÍSTICO VERÔNICA FABRINI – 22,23 E 24/9
A atriz, encenadora e professora do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Além da Boa Companhia, dirigiu trabalhos e grupos, como o Matula Teatro e o ator Eduardo Okamoto. Este encontro terá como tema o trabalho corporal para o ator na rua.
22,23 e 24/9, das 9h às 12h, no Telhado Cultural Engasga Gato. 35 vagas. Informações e inscrições pelo email matricula@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário